As Inúmeras Facetas da Nossa Desgraça

out 22, 2014 | por Heitor Bergamini | Artigos

Omitem-FB

Estamos acostumados a colocar a culpa das desgraças brasileiras na classe política recheada de pessoas sem instrução, alguns corruptos e uma grande maioria que faz da política uma carreira. Também culpamos os nossos eleitores com um baixo nível de instrução que vendem seus votos a cada eleição.

Sim, boa parte dos nossos problemas estão concentrados neste dueto, eleitor despreparado e alguns políticos corruptos.

Mas as desgraças do nosso Brasil não estão somente nos eleitores que vendem seus votos em troca de favores, chinelos, camisetas, promessas de emprego ou nos políticos que usam o cargo para encher cada vez mais seus bolsos.

Estamos mais sofisticados! Temos os programas assistencialistas do Governo como o “Bolsa Família” ou “Minha Casa Minha Vida” e outros inúmeros programas.

Estamos vendo, às vésperas desta eleição, um grande número de escândalos envolvendo grandes empresas e partidos políticos. Esta é outra faceta que é tão ou mais culpada que político corrupto x eleitor despreparado.

Estou falando dos que valorizam  mais a “esperteza” do que o estudo ou o trabalho.

São eles:

Os “corruptores”
Grandes empresas e seus dirigentes que enriquecem  através dos negócios sujos com o Estado. Os maus empresários (corruptores) que se aproximam dos políticos e financiam suas campanhas, que querem acesso ao patrimônio publico em beneficio próprio ou procuram burlar as regras através da sonegação. Que corrompem e manipulam o judiciário.

Os cúmplices e os covardes
Onde estão os funcionários destas empresas que não denunciam os desvios e as safadezas?

A mídia
Alguns setores da mídia que se concentram na divulgação da violência das nossas ruas, do trânsito, das greves sem se aprofundar nas causas (boa parte desta mídia é sustentada pelas propagandas das empresas estatais). Que não aponta os culpados e quando o faz não se sustentam diante das ameaças.

Os intelectuais e artistas
Que tem suas obras, filmes e peças de teatro patrocinados por verbas de empresas estatais.

A maior faceta da nossa desgraça está naqueles que têm o poder de influenciar e covardemente se omitem.